terça-feira, janeiro 23, 2007

Image Hosted by ImageShack.us
Panini Comics - Dezembro 2006

Demolidor (Daredevil #78 - #81)
Roteiro: Brian Michael Bendis
Arte: Alex Maleev
Cores: Dave Stewart

Então aí está o final da fase Bendis/Maleev no comando de Demolidor, e de quebra o final da revista conforme anunciado anteriormente pela Panini. Eu estou satisfeito. O Dossiê Murdock foi a melhor história da dupla desde que assumiu a série. O final, além de poderoso do ponto de vista narrativo, foi também corajoso, fechando de forma magistral uma fase inesquecível. Valeu.

Em Dossiê Murdock, o Rei do Crime bola um golpe de mestre para matar dois coelhos com uma cajadada só: sair da cadeia e tirar de vez o Demolidor de circulação. Para isso ele oferece ao FBI um acordo irrecusável. Ele forneceria aos federais um suposto dossiê contendo provas de que o Demolidor é mesmo o advogado Matt Murdock. Em troca, a liberdade.

Sob todos os aspectos, essa poderia ser a última história do Demolidor. A situação veio num crescendo desde o início da fase Bendis, com a identidade do herói vindo a público definitivamente. As freqüentes investidas dos mais diversos vilões, as tragédias pessoais, os questionamentos éticos, os fantasmas do passado... Um turbilhão de acontecimentos que levaram Matt Murdock aos extremos da emoção, tudo de forma perfeitamente orquestrada por Brian Bendis e executada por Alex Maleev, a melhor dupla criativa a tocar o personagem até hoje. O final da história traz um pesado senso de fechamento. É intenso e inevitável. É muito bom.

Para aqueles que acompanharam essa excelente fase do Demolidor, fica a certeza de ter lido uma das melhores séries de super-heróis já produzidas pela Marvel.

Ao final da era Bendis/Maleev, cabe a Ed Brubaker e Michael Lark continuarem a saga do Demolidor, que passa a ser publicada no Brasil pela Panini numa nova revista, Marvel Action. Na verdade, não chega a ser de fato uma nova revista. Aparentemente a Panini pensa que mudar o título da revista mantendo o mesmo mix atual (Demolidor + séries protagonizadas por heróis de terceiro escalão) irá aumentar as vendas, o que é no mínimo questionável. Enfim, a Panini aparentemente nunca soube direito o que fazer com o mix dessa revista, então talvez se sintam mais à vontade com um título mais genérico para trabalhar. Aguardemos.

Nenhum comentário: